Impulsionada pelo fechamento da Usina, Maracaju liderou o ranking de fechamento de vagas de trabalho conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho.
Maracaju foi o município sul-mato-grossense com mais de 30 mil habitantes que teve maior fechamento de vagas foram -744 só em novembro.
Na sequência aparecem Três Lagoas (-396), Campo Grande (-342), Ponta Porã (-133), Corumbá (-88), Rio Brilhante (-84), Dourados (-49), Coxim (-27), Aquidauana (-19), Naviraí (-9) e Paranaíba (-9).
Novembro foi o primeiro mês em que entraram em vigor as novas regras trabalhistas, com a possibilidade de contratos de trabalho intermitente e com jornada parcial. Os dados do Caged de novembro já incluem as novas formas de contrato, de acordo com o Ministério do Trabalho.
No geral, em 2017 os dados não são negativos para Maracaju, porém o fechamento da usina com cerca de 500 demissões impulsionou o saldo negativo do município e colocou Maracaju no topo dos fechamentos de vagas de trabalho no estado.
Douglas Amaral – Noticidade