Publicado em 13/04/2018 às 15:24,
O Dr. Ramão Martins, prefeito por dois mandatos em Bodoquena-MS e nascido e criado em Vista Alegre, distrito de Maracaju, lançará neste sábado (14), o DVD Ramão Martins, durante o 13º Sarau do Chamamé, no CTG Tropeiros da Querência, em Campo Grande.
O médico, que faz da música sua maior e mais divertida atividade artística, é a principal atração do evento que reúne canções de suas experiências e integração com músicos sul-mato-grossenses e da Argentina.
O 13º Sarau do Chamamé acontece a partir das 19h, com a participação, também, de grupos e convidados, como João Haroldo Chamamezeiro, Castelo & Vinicius, Caio Escobar, João Haroldo Penajo, Grupo Desparramo e a participação especial da Compañia de Danza Taborda de Assunção, Paraguay, além de muito chamamé ao estilo correntino e autógrafos do músico.
O sarau está sendo organizado pelo radialista Orivaldo Mengual, produtor e apresentador do Programa A Hora do Chamamé, pelo Instituto Cultural Chamamé MS com o apoio da FM Educativa 104,7, Fundação de Cultura MS e Secretaria de Cultura e Cidadania de MS.
O artista - Ramão Francisco Anis Martins nasceu e cresceu no lugarejo de Vista Alegre, distrito de Maracaju e, ainda pequeno ia com sua família aos bailes de chão batido nas fazendas da região e já demonstrava grande interesse pela música, onde se concentrava observando os músicos tocarem.
Com sete anos de idade, seu pai, Dionísio, ganhou uma pequena sanfona em uma rifa e a presenteou ao pequeno Ramão, que pouco tempo depois já dedilhava seus primeiros acordes. O pai, ao notar seu talento, comprou um acordeom maior, com mais recursos e deu para o menino Ramão, para que pudesse desenvolver mais esse dom, que aos poucos aflorava.
Autodidata, Ramão escutava as músicas no rádio ou numa velha vitrola e depois treinava com afinco até conseguir tocar igual.
Ramão também descobriu outra paixão em sua vida, a Medicina e, jovem, mudou-se com a família para Campo Grande, onde ingressou na tão sonhada faculdade, passando a dividir seu tempo entre os estudos, o trabalho e ainda encontrar momento para o seu lazer predileto, de tocar seu acordeom.
Por meio da música, fez várias amizades com artistas locais como músicos e cantores, dentre os quais uma marcou profundamente sua vida artística, a do saudoso acordeonista Zé Correia, amigo com quem praticamente todas as tardes tomava tereré conversando sobre música e escutando um bom chamamé. Ramão sempre teve um grande respeito por Zé Correia, considera-o como um divisor de águas no Mato Grosso do Sul, onde marcou um estilo de tocar antes e outro depois da influência desse grande acordeonista.
O então doutor Ramão fixou suas raízes na cidade de Bodoquena, onde se elegeu prefeito por dois mandatos e, apaixonado pelo chamamé correntino, viajou diversas vezes para a Argentina, fazendo uma espécie de intercâmbio cultural para conhecer de perto a técnica e o estilo de tocar dos músicos de lá, dessa forma conheceu grandes nomes do chamamé correntino.
Apesar de fazer da música um hobby Doutor Ramão participou de vários festivais de chamamé, tanto no Brasil como na Argentina, recebendo diversos troféus e condecorações, tem participações em CDs e DVDs como músico convidado, gravou também um MP3 e CDs. E, no ano passado, tealizou, também, outro sonho, a gravação de um DVD, que será oficialmente lançado sábado no Sarau do Chamamé.
O 13º Sarau do Chamamé será realizada no CTG Tropeiros da Querência, a partir das 19 horas. Os convites custam R$ 20,00 e serão vendidos apenas uma hora antes do evento. Informações: www.chamamems.com.br e whatsapp 9.9927-5144.
Rallph Barbosa – Noticidade