Agroindústria. Este é o eixo prioritário a ser trabalhado até o fim do próximo ano no município de Maracaju por meio de ações do Cidade Empreendedora, programa elaborado pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura para estimular o desenvolvimento local.
A decisão foi tomada após a oficina do Mapa de Oportunidades nesta quarta-feira no Centro Integrado Sesi-Senai, que contou com a presença de representantes das secretarias municipais, lideranças locais, representantes de instituições de classe e empresários de variados segmentos.
|Ao ter um foco e atrair agroindústrias conseguimos impactar toda a economia, puxando também o comércio, serviços, lazer, entre outras áreas|, destaca Renata Azambuja, secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente.
De acordo com ela, o diferencial para chegar aos objetivos vislumbrados é o envolvimento da comunidade neste processo. |As pessoas vieram, colocaram suas opiniões buscando o crescimento de Maracaju. As coisas feitas em conjunto resultam em um trabalho melhor para toda a população|, conclui.
Para o empresário Rafael Colle, do Supermercado Estrelão, a oficina, além de definir os rumos da atuação do programa, serviu para identificar gargalos existentes e dar um norte para que empreendedores criem soluções que atendam aos consumidores locais e, assim, tenham melhores resultados em seus negócios. |Foi uma grata surpresa, pois abrangeu vários setores da nossa cidade, uns com algumas deficiências e outros com um potencial tremendo para evoluir|, aponta.
Agora, o próximo passo é a oficina para construção do Plano de Desenvolvimento Econômico. Conforme Volmir Meneguzzo, consultor do Sebrae/MS, esta etapa define as ações prioritárias para atender às demandas voltadas à consolidação de Agroindústrias em Maracaju. |Dividimos as tarefas, indicando diante dessa proposta o que será feito, por quem e de que forma. O desenvolvimento ocorre por meio do protagonismo da sociedade; e por isso o engajamento dos cidadãos é fundamental|, aponta.
Serviço
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora em Maracaju são obtidas na Prefeitura Municipal pelo telefone (67) 3454-1320 ou ainda pelo e-mail: [email protected]. Já os interessados em conhecer mais sobre a metodologia do programa e detalhes sobre os trabalhos realizados em Mato Grosso do Sul devem entrar em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae no telefone 0800 570 0800.
Assessoria de Comunicação