Publicado em 02/11/2018 às 17:56,
Diferente de outros anos, neste dia 02 de novembro que é celebrado o Dia de Finados o clima colaborou e não choveu, isso contribuiu para a presença maciça da comunidade visitando o cemitério São Sebastião em Sidrolândia. O dia de Finados mais uma vez movimentou o bairro Jandaia e a Rua Mato Grosso onde é localizado o único cemitério de Sidrolândia.
Logo pela manhã a Igreja Católica promoveu a tradicional Missa de Finados que foi celebrada pelo Frei Junio e contou com a participação de aproximadamente 800 pessoas. De acordo com o Frei a finalidade da missa é propor a comunidade cristã a esperança na ressurreição vivendo a vida segundo a prática do evangelho, amor ao próximo, justiça e caridade para que um dia se possa entrar no Reino dos Céus.
Centenas de familiares fizeram questão de prestar suas homenagens aos parentes, amigos e conhecidos que faleceram, mas deixaram saudades, através de um gesto de reconhecimento ao passado, lembrando-se dos bons momentos vividos, as famílias em geral prestam as homenagens àqueles que faleceram.
Logo pela manhã e ao longo do dia aqueles que são católicos costumam acender velas e manter as orações pelo ente querido ou amigo, a decoração dos túmulos também chama atenção, com diversas flores decorativas e acima de tudo, muito carinho e comoção, muitos sidrolandenses não seguraram as lágrimas ao se lembrarem dos momentos vividos com a pessoa que já partiu e deixou apenas lembranças boas.
Os evangélicos normalmente não aderem às homenagens tradicionais ao dia de finados, mas muitos comparecem para evangelizar e levar palavras de conforto aos visitantes. Cada religião tem uma maneira específica ao direcionar os ensinamentos a seus seguidores que na maioria absorve a conduta ao seu dia a dia e maneira de viver.
O Feriado - No Brasil, feriado do dia 2 de Novembro faz parte de um costume católico e consiste em visitar as sepulturas dos entes queridos que já morreram e enfeitar seus túmulos com flores. As pessoas também acendem velas por suas almas e rezam por eles no cemitério.
Conforme registros históricos, a tradição foi instituída pela Igreja Católica no século 10 e diz que os vivos devem interceder pelas almas que estão no purgatório esperando a purificação. Desde o século 2 já se tem indícios de que cristãos rezavam por seus falecidos, visitando os túmulos dos mártires e pedindo pelos que já morreram.
Aos poucos, então, a Igreja foi aderindo a isso e no século 5 já era costume dedicar um dia do ano para rezar por todos os mortos, especialmente pelos quais não tinham família e ninguém se lembrava de pedir por suas almas. Mas, a escolha do dia 2 de novembro como a data oficial para celebrar o Dia de Finados só foi feita mesmo no século 13. Os responsáveis pela Igreja escolheram o dia por suceder o Dia de Todos os Santos, comemorado em 1º de novembro.
Redação – Noticidade