Buscar

Casal sidrolandense percorre 8 mil km de motocicleta e viaja 5 países em 1 mês

O casal de empresários sidrolandenses Hélio José Franco Marinho (Parayba) e Jane Pereira Jardim Franco, se aventuraram neste mês de janeiro percorrendo de motocicleta, 8.200 km e cruzando 5 países em menos de um mês, a aventura teve fim ontem, segunda-feira (29), quando eles chegaram de viagem após exatos 24 dias na estrada.

Hélio e Jane são proprietários da Óptica Renny, localizada no Centro de Sidrolândia, a ideia de se aventurar com uma motocicleta não é de agora, acostumados a andar pelo Brasil, eles resolveram planejar a viagem mais ousada, representando o Grupo Vai Que Fika, formado por amigos motociclistas de Sidrolândia.

O percurso começou na saída do Brasil ao Paraguai no dia 05 de janeiro, eles ainda passaram por Argentina, Chile, Peru e Bolívia, antes de voltar às terras brasileiras nesta segunda-feira (29).

No trajeto, eles puderam conhecer pontos turísticos como o Deserto de Atacama, localizado na região norte do Chile até a fronteira com o Peru. Com cerca de 1000 km de extensão, é considerado o deserto mais alto do mundo e o deserto não polar mais seco do mundo.

Outra grande atração mundial visitada pelo casal foi a Mão do Deserto (Mano del Desierto), uma escultura de uma mão localizada no Deserto de Atacama no Chile, a 75 km ao sul da cidade de Antofagasta, na Rodovia Pan-americana. Foi construída pelo escultor chileno Mario Irarrázabal e inaugurada em 1992. Localiza-se a uma altitude de 1100 metros acima do mar. A escultura recebe a visita de muitos turistas, por se localizar às margens da rodovia.

Hélio e Jane também conheceram a cidade de Arica, portuária e comuna capital da província homônima e da região de Arica e Parinacota, no Chile. É conhecida naquele país como a |Cidade da Eterna Primavera|, por seus jardins e por ser a porta norte do Chile. Por sua localização, se caracteriza pela diversidade cultural e a riqueza de sua historia, destacando-se as múmias chinchorro, famosas por serem as mais antigas do mundo.

No Peru, eles visitaram a cidade de Cusco, situada no sudeste do Vale de Huatanay ou Vale Sagrado dos Incas, na região dos Andes, é a capital do departamento de Cusco e da província de Cusco. Também conheceram o Lago Titicaca nos Andes, na fronteira entre o Peru e a Bolívia. Em volume de água, é o maior lago da América do Sul.

O casal ainda conheceu vários outros pontos turísticos durante o trajeto que percorreram e também tiveram imprevistos, como quando tiveram que pilotar por cerca de 200 km em uma estrada em construção, demorando 10 horas pra concluir o curto percurso.

No total, eles tiveram um gasto de R$ 13 mil, com despesas de gasolina, estadia e alimentação, conseguiram chegar a 4 mil metros do nível do mar e chegaram a enfrentar um frio de -9 º C no Atacama.

O veículo utilizado por eles foi uma motocicleta BMW com velocidade média de 120 km/h, mesmo com os gastos, imprevistos e cansaço, o casal Hélio e Jane garantem que não se arrependem e já planejam uma nova viagem. (Veja mais fotos da viagem clicando aqui)

Rallph Barbosa – Noticidade