A carga de maconha do caminhão apreendido na manhã desta terça-feira (17) na BR-463, em Ponta Porã – a 323 km de Campo Grande – pesou 3,4 toneladas. A droga estava em um veículo utilizado para transportar ração animal.
A apreensão foi feita no Posto Capey por policiais rodoviários federais. O motorista foi identificado como Paulo Fonseca da Silva, de 47 anos, morador no Jardim Flórida, em Dourados. Ele foi preso em flagrante por tráfico internacional de drogas.
De acordo com a PRF, as constantes apreensões realizadas ocorrem devido a época de grande colheita de maconha no Paraguai, que ocorre em abril. A segunda safra começa a ser colhida em novembro, conforme os agentes que atuam na região de fronteira.
Paulo Fonseca da Silva guiava um caminhão Volks com placas de Chapadão do Sul e com logotipo da BRF Foods e da Perdigão, mas apenas para despistar a polícia. O caminhão pertencia a uma transportadora que prestava serviços à empresa de alimentos, mas tinha sido vendido há seis meses.
Ao ser abordado, o motorista demonstrou nervosismo e apresentou contradições sobre o que estava fazendo na região de fronteira. Durante vistoria no caminhão, os policiais rodoviários federais encontraram os compartimentos ocultos onde estavam os tabletes de maconha. A carga deve chegar a uma tonelada.
Paulo contou aos policiais que foi contratado por R$ 10 mil para levar o caminhão com a droga até São Paulo. Disse que pegou o veículo já preparado em Ponta Porã, mas não quis revelar quem eram os contratantes.
Campo Grande News