A Associação Renovada de Produtores Familiares Vista Alegre de Sidrolândia foi selecionada no processo seletivo promovido pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), antigo MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário.
A associação contou com o apoio técnico da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) para elaboração e envio das propostas no processo seletivo.
No total foram selecionadas cinco associações onde cada uma delas receberá no mínimo dez kits contendo, cada um: uma barraca de feira desmontável; dois bonés; dois aventais e quatro caixas plásticas. “Acho que vai trazer melhoria para a gente né. Somos uma associação de 40 famílias agrícolas e estamos começando a mexer com a feira. Estamos fazendo entrega de alimentos no PAA [Programa de Aquisição de Alimentos], também, e com o kit vai dar para ter uma boa estrutura para colocar os alimentos e receber a freguesia. Banana, mandioca, alface, repolho, batata e abóbora são algumas das coisas que a gente produz no assentamento. Tem também o leite, mas, este a gente vende para o laticínio”, justificou o agricultor familiar Reginaldo de Souza.
Além da proposta enviada por cada grupo de pequenos produtores rurais, o processo seletivo levou em consideração algumas documentações enviadas como a apresentação da DAP – Declaração de Aptidão ao Pronaf, jurídica ativa. Os empreendimentos que a sede não se encontra nos municípios listados no edital, também foram eliminados do certame.
As outras associações contempladas no Estado foram: Cooperativa dos Produtores Rurais da Região do Pulador de Anastácio (Coprana); Cooperativa dos Produtores Rurais da Agricultura Familiar de Corumbá e Ladário; Associação dos Produtores Rurais dos Assentamentos de Corumbá; Associação dos Trabalhadores Rurais dos Assentamentos Tamarineiro II e Paiolzinho, também da Cidade Branca; e Associação dos Agricultores Familiares do Assentamento Vinte de Março, município de Três Lagoas.
Luiz Ribeiro – Noticidade