Publicado em 19/12/2017 às 07:47,
Um morador do Assentamento Capão Bonito II foi multado em R$ 20 mil por Policiais Militares Ambientais, durante fiscalização ontem, terça-feira (18), em sua propriedade rural.
A multa se deve a construção de drenos em áreas protegidas na propriedade, sem autorização ambiental, no lote 140 do assentamento, os Policiais constataram a construção de várias valetas, para contenção das nascentes (área protegida por lei), sem o licenciamento, como preconiza a legislação vigente.
O infrator de 48 anos, que é arrendatário do lote, teria cometido o crime ambiental, com o objetivo de diminuir o fluxo da água das nascentes que estariam afetando uma atividade agrícola de plantio de soja em volta do local, que deveria estar preservado.
Ele também responderá por crime ambiental de degradação de área de preservação permanente (APP), com pena prevista de um a três anos de detenção.
As atividades foram paralisadas. O autor foi notificado a realizar um Plano de Recuperação de Áreas Degradadas e Alteradas (PRADA), junto ao órgão ambiental.
Luiz Ribeiro – Noticidade