O bebê Guilherme Santos de Lima, agora com seis meses de idade, enfim saiu da Santa Casa, na Capital, desde o seu nascimento, ele nunca havia saído da unidade, por conta de um grave problema de saúde, ele foi liberado neste dia 12, após a mãe conseguir na justiça que o estado e o município pagassem um aparelho especial que ficará na residência da família.
A mãe do bebê ingressou com uma ação na justiça por meio de uma liminar para que a criança que nasceu com encefalopatia hipóxico-isquemica grave e sofre com convulsões e constantes paradas cardiorrespiratórias seja tratada em casa onde foi montada uma unidade de CTI com diversos aparelhos e equipe médica 24 horas; conforme o pedido, toda a estrutura será custeada pelo município e pelo Estado, pois uma das médicas do hospital assinou alta alegando que seria possível esse tratamento.
Contudo, o poder judiciário indeferiu o pedido de liminar no dia 13 de junho, destacando que a remoção da criança de um hospital com todos os recursos para ser tratada em casa seria arriscada, levando em consideração o histórico de diversas paradas cardio-respiratórias, estado de mal epiléptico, com quadro de pneumonia, além de se encontrar traqueostomizado, revelando que se trata de um estado de saúde grave, que carece do imprescindível acompanhamento médico e uma série de materiais de uso hospitalar.
Após enfrentar vários empasses, o estado e o município irão dividir os custos do aparelho que foi alugado e já está a disposição da família. Confira a reportagem da TV Morena no player.
Rallph Barbosa – Noticidade