Publicado em 28/08/2017 às 17:13,

Alunos e professores prestigiam apresentação da cartilha do ‘Novo Ensino Médio’

Redação,

A Presidente do Grêmio Estudantil e aluna da Escola Estadual Sidrônio Antunes de Andrade, Bárbara Nantes, fez questão de ficar até o final da apresentação para tirar algumas dúvidas sobre a proposta diretamente com o senador.

Foi realizada na tarde desta segunda-feira (28), no Plenário da Câmara Municipal, uma audiência pública com a presença de autoridades municipais, professores e alunos, que prestigiaram a apresentação da cartilha do “Novo Ensino Médio”, ministrada pelo Senador Pedro Chaves.

O evento foi marcado pelas perguntas dos professores e alunos presentes no evento, que não mediram palavras para manifestar contrariedade a nova proposta do governo, que tem entre suas principais mudanças, aumentar a carga horária do ensino médio que hoje é de 800 horas, para 1.400 horas, nos próximos 5 anos.

Foi disponibilizado aos professores o tempo de 1 minuto para formularem suas perguntas, porém todos usaram o microfone para manifestar contra as reformas e dispuseram de pelo menos 3 minutos em cada fala, já os estudantes preferiram formular suas perguntas de forma direta e expor algumas das dificuldades que enfrentarão, como ter que escolher entre estudar ou trabalhar e aos alunos da área rural terem que sair mais cedo das aulas por conta dos ônibus.

Cauteloso, o senador respondeu a cada uma das perguntas e deixou claro que a participação dos alunos e professores foi extremamente importante. “A cada pergunta um desafio (disse ele arrancando risos da plateia), esperava que iria chegar aqui, falar e ouvir poucos questionamentos, mas tive a feliz surpresa de ver estudantes e educadores mais do que interessados pelo tema, devemos apoiar essas pessoas porque elas realmente sabem o que acontece nas escolas e se elas tem propostas para melhorarem o ensino, merecem ser ouvidas”, destacou o Senador.

“Fiz perguntas referente ao Enem, que agora acaba ficando ainda mais difícil por abordar temas diversos, com a reforma optaríamos em estudar especificamente a área em que desejamos atuar profissionalmente, mas assim não teríamos o prestígio de conhecer um pouco de cada matéria, como exige o Exame Nacional do Ensino Médio”, destacou Barbara.

A cartilha foi distribuída aos presentes juntamente com o certificado que colabora com horas para quem curda faculdade a distância. O Prefeito Marcelo Ascoli juntamente com membros da prefeitura, Presidente da Câmara Jean Nazareth e demais vereadores, assim como secretários municipais, também prestigiaram o evento.

Rallph Barbosa – Noticidade