Os alunos do curso técnico em administração do Senai de Maracaju tiveram, na semana passada, na biblioteca da unidade, aula sobre comunicação empresarial. Conforme o professor José Antônio do Couto, foi realizado um planejamento dentro da sala de aula e explicado o conteúdo, sendo que, após isso, os alunos estiveram na biblioteca fazendo o trabalho de comunicação interna e externa e suas diferenças.
O curso de técnico em administração prepara e habilita os alunos para as principais rotinas administrativas dentro de uma empresa. O currículo do programa inclui ao plano de curso temas como logística, recursos humanos, execução de atividades na área fiscal e financeira, além de operacionalização de sistemas de informação gerencial.
Dessa forma, o aluno adquire competências para liderar e propor melhorias nos processos administrativos, garantindo, assim, um crescimento sustentável para a organização. A aluna Anelise Schularz Suleki, 15 anos, explicou que com o auxílio de vídeos conseguiu entender um pouco mais sobre comunicação interna e externa. Já a aluna Amanda Araújo Tavares Plentz, 14 anos, disse que a aula foi muito interessante. “Fomos para a biblioteca para fazer um trabalho para praticar nossos conhecimentos sobre comunicação empresarial interna e externa”, declarou.
O instrutor José Antônio do Couto finalizou dizendo que fazer comunicação corporativa, seja interna ou externa, é, por si só, um enorme desafio. “Quando bem executadas, representam um diferencial para qualquer que seja a organização. Por outro lado, integrar ambas, formando uma sinergia entre comunicação interna e externa, é um desafio à parte. O resultado de uma comunicação integrada, contudo, é substancialmente superior”, disse.
A comunicação interna é comumente entendida como um processo de trocas entre os colaboradores de uma organização, envolvendo toda a equipe no processo comunicativo e pulverizando os conteúdos informativos, seja de forma vertical e horizontal. Existem várias ferramentas de comunicação interna e vários jeitos de se utilizar esse tipo de comunicação de forma realmente estratégica. O importante é que muitas vezes essa comunicação precisa ser levada a sério, mas antes disso precisa se mostrar estratégica para os gestores.
A comunicação externa por outro lado, possui um caráter ainda mais institucionalizado e hierarquizado. Isto acontece porque, nesses casos, há um segundo filtro dentro da organização – nem tudo que é relevante para o público interno é para o externo. E, ao contrário da comunicação interna, que visa integrar a equipe, a externa visa levar a organização ao conhecimento público, a ser vista e reconhecida como tal. Essa comunicação se dá muitas vezes através do trabalho de assessoria de imprensa.
Assessoria de Imprensa