Publicado em 31/07/2018 às 09:10,
O Departamento de Administração Escolar de Maracaju apresentou em um evento realizado ontem, segunda-feira (30), na Câmara Municipal, os resultados do Transporte Próprio utilizado pelo município desde o ano passado.
De acordo com o Coordenado professor José Carlos Almeida, Maracaju se tornou exemplo em Transporte Escolar, isso graças ao trabalho elaborado pelo Departamento que fez um estudo minucioso do funcionamento de cada linha.
O trabalho que começou em 2017 teve início com o fim da terceirização, hoje o transporte é feito exclusivamente pelo município, os resultados foram apresentados aos motoristas e auxiliares, além da Secretária de Educação Cleoerdes Barbosa, Secretário de Fazenda Lenilson Carvalho, vereador João Rocha, Teiliane Alves, Conselho Municipal da Criança e Adolescente e do prefeito Maurílio Ferreira Azambuja, que estiveram presentes no evento.
Na abertura dos trabalhos a Advogado Teiliane Alves, representando o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, falou da importância da família no contexto educacional. Ela frisou que a educação e todos os outros aspectos que envolvem uma criança é responsabilidade dos pais, mas quando isso não acontece, a responsabilidade passa para a sociedade, e ai entra os segmentos ligados à educação que ficam durante a maior parte do dia em contato com essas crianças.
A secretária de Educação Cleoerdes Barbosa falou aos servidores da importância do trabalho e pontuou fatores relevantes que preserva a segurança e o funcionamento do transporte escolar principalmente dentro do perímetro urbano. “Hoje temos um transito muito pesado, por isso devemos ter atenção redobrada, mas também sei e conheço a competência e responsabilidade de cada um, e agradeço esse empenho”, disse Cleoerdes.
Secretário de Finanças Lenilson Carvalho, deu as boas vindas reforçou o compromisso que a administração tem com a população e com os colaboradores que diariamente transportam as crianças e adolescentes do nosso município “Se hoje somos referência no Transporte Escolar é graças a o empenho e dedicação da administração, mas, principalmente de cada um de vocês que fazem isso acontecer no dia a dia”, disse Lenilson.
O Prefeito Dr. Maurílio ressaltou que o Transporte Escolar de Maracaju continua em uma nova fase de transformação, a Administração investiu na troca das empresas terceirizadas por ônibus próprio do município, sabemos das dificuldades, foi uma mudança radical e junto com ela veio os desafios para que hoje possamos colhendo frutos. “Continuo pedindo a vocês que continuem desempenhado esse trabalho com responsabilidade e dedicação que sempre fizeram, vocês transportam a carga mais preciosa nossos filhos”, disse Maurílio.
Na continuidade dos trabalhos o Coordenado do Departamento de Administração, Professor José Carlos, mostrou dados e mudança do Transporte Escolar.
O Transporte Escolar, no ano de 2017 percorreu os mais de 2400 km, de transporte feitos pelas empresas terceirizadas, às informações colhidas e entrevistas de campo entre outros fatores contribuiu para excluir as frotas terceirizadas, o custo com as empresas terceirizadas chegava à R$ 2.300.000,00 ao ano, feito um reordenamento nas linhas, foi possível a aquisição de ônibus para o transporte em 2018, reflexo de economia que já começa a aparecer.
Foram adquiridos 8 ônibus de 44 lugares 02 micro-ônibus de 28 lugares e 01 van exclusiva para a secretaria de educação para transporte em cursos, capacitações e ou atividades relacionadas à secretaria. Esse investimento custou mais de R$ 1.300.000.00 de recursos próprios do município.
No final do mês de fevereiro, devido o aumento de alunos 350 a mais foi necessário adquirir mais 3 ônibus, com essa aquisição conseguimos atender toda nossa demanda do perímetro rural.
Hoje são ao todo 53 linhas nos turnos matutino, vespertino e noturno, sendo conduzidos por 50 motoristas todos habilitados conforme a resolução do DETRAN, 10 auxiliares de disciplina que acompanham em algumas linhas.
Atualmente são transportados 1.300 alunos do perímetro rural de todas as idades e mais 500 crianças de até 11 anos de idade no perímetro urbano totalizando 1.800 alunos, a soma de todas as linha percorrem aproximadamente 6 mil km dia, em média 120 mil km ao Mês e 1.200.000 (um milhão e duzentos mil km ao ano), essa grande estrutura funciona através do trabalho em equipe, temos envolvido no transporte escolar, Setor Administrativo, Operacional, Mecânica, Elétrica, Lavador, Setor de Manutenção, uma equipe que fica a disposição pra resolver o melhor e o mais rápido possível para não deixar essa importante atividade parar.
Para finalizar o Coordenador falou que isso está sendo possível graças ao empenho de todos, o Transporte Escolar é uma grande engrenagem, se uma peça falhar compromete toda a estrutura, por isso é fundamental que todos estejam imbuídos do mesmo objetivo, pois quem ganha é a sociedade. (Com informações da Assessoria de Imprensa)
Rallph Barbosa – Noticidade