Buscar

Sucuri de 5 metros é encontrada queimada no Banhado do Rio do Prata

Após 4 dias queimando na cidade turística de Bonito, região sudoeste de Mato Grosso do Sul, o fogo está se deslocando em direção ao parque nacional da Serra Nacional da Bodoquena, entre Bonito e Jardim, de acordo com o Corpo de Bombeiros. Neste período, a queimada destruiu a vegetação e matou inúmeros animais, entre eles uma sucuri de cerca de 5 metros. O flagrante foi feito pela corporação neste domingo (11).

"Fomos mobilizados para a cidade de Bonito perto de uma fazenda e, desde então, foram vários focos em Bonito. Isso começou na última quarta-feira (7) e, agora, estamos na parte de rescaldo. A área total do fogo está sendo calculada e estamos aguardando a imagem do satélite para falar com maior precisão. Acreditamos ser de 2,7 mil a 3 mil hectares perdidos", afirmou a assessoria de comunicação do Corpo de Bombeiros.

Ainda conforme a assessoria, ao mesmo tempo, bombeiros militares atuam no monitoramento e também no combate às chamas na região da Serra da Bodoquena. Na Operação Panemorfi (que significa Bonito em Grego), cerca de 50 bombeiros atuam no combate.

Esta é a segunda operação especial de combate a incêndio florestal iniciada pela corporação este ano. São ao todo 50 militares e estão sendo utilizados dois aviões, 11 viaturas e duas embarcações.

Neste caso, o sargento Anderson Silvio Mendes fala que o animal estava "totalmente perdido" e ele o acompanhou, até o momento certo para fazer o resgate.

"Eu tentei umas duas vezes, ele conseguiu se desvencilhar, mas, ele foi se encaminhando para o local que estava queimando. Na terceira tentativa, consegui regatá-lo e levar para uma área que já estava livre da queima. É uma satisfação tremenda a gente poder salvar um ser, que ainda tinha toda a vida pela frente e também poder restaurar a natureza", disse.

Outro caso foi o de uma anta, um cateto e uma sucuri de cerca de 5 metros e 80 kg, encontrada carbonizada na manhã deste domingo (11). "Estávamos fazendo a vistoria nas proximidades da fazenda São João, ainda na parte da área de Bonito, quando nos deparamos com esta sucuri que, infelizmente, não conseguiu se livrar das chamas. Lamentável", comentou o capitão Valdeck de Siqueira Santos. (Com informações do G1/MS)