Buscar

Presidente da Assomasul defende prefeita e diz que nenhuma mulher pode ser ameaçada

Cb image default
Presidente da Assomasul saiu em defesa da prefeita de Sidrolândia. (Foto: Reprodução TV Morena)

O prefeito de Nioaque que também é presidente da Assomasul (Associação dos Municípios do Mato Grosso do Sul), Valdir Couto de Souza Júnior emitiu uma nota à Imprensa em defesa da Prefeita Vanda Camilo (PP) contra o Presidente do Hospital de Sidrolândia, Jacob Breure, acusado de ameaça.

“As mais diversas formas de violência ocorridas nos espaços públicos contra à mulher, violam os postulados básicos da igualdade, liberdade e dignidade da pessoa humana, amplamente assegurados pela Constituição Federal e ordenamento jurídico brasileiro. Por essas razões, a Assomasul repudia veementemente toda e qualquer conduta que se destine a cercear o pleno exercício dos direitos fundamentais à mulher, especialmente àqueles que visem o constrangimento do exercício de suas atribuições públicas e o cumprimento de seus deveres institucionais. Manifesto pleno apoio à Prefeita Vanda Camilo, e espero que o responsável pelo cometimento de tais atos seja devidamente processado e responsabilizado, nenhuma mulher deve ser ameaçada”. Destacou o representante da associação dos municípios de MS.

A Prefeita Vanda Camilo esteve na Delegacia de Polícia e registrou o caso, ela lamenta que a situação tenha chegado neste extremo, justamente quando a administração está concluindo o processo de montagem da equipe para o hospital voltar a fazer cesáreas, um investimento mensal do município de R$ 110 mil só no pagamento dos profissionais. A Prefeitura também fez gestão para o início das cirurgias do Opera MS.

"Embora este cidadão tenha sido um dos coordenadores da campanha do meu adversário, passei por cima dos ataques e críticas dele. Mantive uma relação institucional com ele na condição de dirigente do hospital. Melhoramos o valor da subvenção e fizemos gestões junto ao Governo, que garantiu recursos de R$ 1 milhão para o pagamento de dívidas em atraso, além do 13º dos funcionários", destacou a prefeita.

O caso - Segundo a prefeita, durante conversa telefônica, além de ameaçá-la, Jacob a proibiu de visitar o hospital onde foi diretora administrativa por 16 anos. Nesta terça-feira, como sempre faz costumeiramente, a prefeita esteve na instituição para conversar com as pacientes e entregar uma lembrança alusiva ao Dia Internacional da Mulher. "Não vou me curvar diante do comportamento desrespeitoso e machista de quem quer que seja “, garante a prefeita que, desde as primeiras horas da manhã, recebeu e prestou homenagens pelo Dia Internacional da Mulher. Logo após retornar ao seu gabinete, Vanda ligou para Jacob e manifestou sua estranheza pela demissão da gerente administrativa supostamente porque ela permitia a entrada da prefeita para visitar os pacientes.

Em resposta, conforme relato da prefeita, ele adotou tom agressivo, disse que não admitia ingerência na gestão do hospital (mantido praticamente só com recursos públicos), a proibindo de entrar na instituição, e interrompeu ligação com a ameaça, aparentemente à integridade física da prefeita, denunciada por Vanda na Polícia.

O outro lado - Em vídeo publicado nesta quarta-feira (09), o Presidente da entidade, Jacob Breure negou as acusações, mas confessou que de fato houve uma discussão por telefone por causa da troca de comando na direção administrativa do Hospital. Ele alega que foi mal interpretado e que não proibiu a prefeita de entrar no Hospital.