Buscar

Prefeito visita Castramóvel, que logo será inaugurado em Maracaju

O Prefeito Marcos Calderan, visitou na manhã desta terça-feira (06), as instalações do Castramóvel do município. A unidade é móvel, mas está sendo instalada no pátio da ESF Olídia Rocha, local que dará suporte para as operações do mesmo.

O castramóvel já conta com todos os equipamentos necessários para o funcionamento, como ala para atendimento, sala para pré e pós-operatório, espaço para cirurgia, gaiolas, dentre outras coisas. No local serão feitas castrações de cães e gatos de forma gratuita. A unidade tem a meta inicial de castrar 2.000 animais no prazo de 2 anos, uma iniciativa que compõe as ações de promoção do bem estar animal.

“Esta unidade é fundamental para o controle populacional de cães e gatos da nossa cidade, bem como, para o controle das zoonoses, que é uma questão de saúde pública. Acredito que este projeto trará muitos benefícios para toda a população e também para os animais. É um serviço que demanda boa estrutura, bons profissionais e estamos muito felizes de colocarmos o castramóvel para funcionar. Nossa expectativa é que ainda neste mês de julho a unidade comece a operacionalizar, castrando os primeiros animais”, disse o Prefeito, Marcos Calderan.

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, está finalizando as compras de insumos e medicamentos e aguarda a autorização do CRMV-MS (Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul), para que a unidade seja ativada.

O Secretário de Saúde, Thiago Caminha, acompanhou a visita, assim como o Vereador, Gustavo Veterinário, que está auxiliando o município neste projeto.