Buscar

Número de veículos recuperados pelo DOF quase dobra nos primeiros cinco meses de 2023

Cb image default
Um dos veículos recuperados pelo Departamento de Operações de Fronteira. (Foto: Divulgação DOF)

O DOF (Departamento de Operações de Fronteira) divulgou dados estatísticos que apontam um crescimento de 85% na recuperação de veículos com registro criminal, nos primeiros cinco meses do ano. Outro dado que apresenta aumento está relacionado as apreensões de automóveis utilizados em práticas criminosas na fronteira, que cresceu cerca 94% neste mesmo período.

De janeiro a maio do ano passado, o DOF havia recuperado 35 veículos com queixa de roubo ou furto. Já no mesmo período de 2023, o número quase dobrou e chegou a 65 automóveis com registro criminal apreendidos pela unidade.

Somente neste ano, policiais do DOF já efetuaram a apreensão de 109 veículos carregados com materiais de contrabando ou descaminho. Em 2022, neste mesmo período, a unidade havia apreendido 45 automóveis, sendo utilizados nestas mesmas práticas criminosas.

Já no tráfico de drogas, o número de veículos apreendidos pelo DOF pulou de 39, nos primeiros cinco meses de 2022, para 49 automóveis no mesmo período em 2023.

Utilização no crime

Dos 65 veículos recuperados pelo DOF, este ano, 22 automóveis já estavam a serviço de traficantes e contrabandistas. Nestes primeiros cinco meses de 2023 foram recuperados 13 veículos roubados ou furtados carregados com drogas e nove sendo utilizados no contrabando de cigarros e defensivos agrícolas. Outros 43 automóveis foram interceptados antes de chegarem ao Paraguai ou Bolívia.

Um dado que tem chamado a atenção é a utilização de veículos roubados ou furtados por contrabandistas de cigarros e defensivos agrícolas. Este ano o DOF já contabilizou um aumento de 55% nas apreensões de veículos com registro criminal, que eram utilizados nestas práticas criminosas.

Carros locados

Outro comportamento que chama a atenção está relacionado à utilização de veículos locados. Somente este ano, 25 automóveis de empresas deste segmento foram apreendidos pelo DOF sendo utilizados para o transporte de drogas, armas, cigarros, defensivos agrícolas ou descaminho.

O número já é três vezes maior que o quantitativo aprendido em todo o ano passado, onde foram retirados de circulação oito veículos de locadoras sendo utilizados pelos criminosos na fronteira.

Operações 

Além de intensificar as ações no combate aos crimes contra o patrimônio, em Mato Grosso do Sul, o DOF tem executado operações pontuais em cidades estratégicas na região de fronteira, com um enfrentamento direto a roubos/furtos, apreensões de armas e cumprimentos de mandados de prisão.

Somente este ano já foram realizadas duas operações denominadas DOF em Ação I e II. Segundo o diretor da unidade, Coronel PM Everson Antônio Rozeni, nos próximos dias o Departamento iniciará mais uma fase da operação e, até o final do ano, outras cinco serão executadas.

“Estamos realizando todo um trabalho de inteligência e estatística que têm norteado as operações para uma melhor eficácia de nossas ações no combate ao crime na fronteira. A operação DOF em Ação demonstrou-se exitosa e, nos próximos dias, iremos executar mais uma fase para que possamos levar a tranquilidade que nossa população merece”, enfatizou coronel Rozeni.

Hórus e disque denúncia

Todas essas ações envolvendo os policiais do DOF aconteceram concomitantemente à Operação Hórus, parceria da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública com o Ministério da Justiça e Segurança Pública.