Buscar

“Não podemos desistir da nossa língua e cultura”, diz Musa Resistência Terena 2023

Eleita a Musa Resistência Terena 2023, a indígena Kauane Barros da Silva, de 17 anos, contou a Reportagem do Noticidade, a importância de promover a cultura indígena.

Kauane disse que o concurso é uma forma de mostrar a cultura indígena, através de vestimentas, danças e apresentações. “Meninas, como eu, puderam mostrar as artes dos artesões das nossas aldeias, além de pinturas, roupas e cocares”, enfatizou ela.

“Para mim, esse título (Musa Resistência Terena 2023) é muito importante, porque fala da resistência terena, não podemos desistir jamais das nossas falas, da nossa cultura e principalmente da nossa língua terena”, disse Kauane.

A jovem ainda disse que é uma ótima oportunidade dela e outras indígenas saírem do estado e mostrar a cultura terena para o Brasil. “Eu espero que as indígenas não desistam e sigam em frente para mostrar nossos trajes e pinturas para todos, que não tenham vergonha, pois faz parte da nossa cultura”, finalizou Kauane.

Concurso Musa Resistência Terena 2023

O Concurso da Musa Resistência Terena – Oziel Vive 2023, ocorreu no dia 03 de junho no espaço cultural no centro da Aldeia Córrego do Meio em Sidrolândia. Apesar de ser um dia de tristeza na Aldeia Córrego do Meio, por conta do luto em referência ao indígena terena Oziel Gabriel, que morreu aos 36 anos, em 2013. A ideia do concurso é justamente se apegar aos bons momentos da trajetória dele e transformar em alegria.

Como Oziel incentivava este tipo de evento dentro da aldeia, a família resolveu criar o Concurso da Musa Resistência Terena para homenageá-lo e neste ano o evento foi apoiado pelo Presidente da Câmara de vereadores de Sidrolândia, o também indígena Otacir Pereira Figueiredo, além dos líderes tribais.

Além de promover e resgatar a cultura terena, o evento também ajuda aos indígenas na questão social, pois o concurso movimenta os meios financeiros, como por exemplo, no aluguel e na confecção de roupas típicas, bem como colares, cocares, anéis e outros adereços indígenas.

(Imagens: Joézer Gabriel)