O contribuinte, proprietário de veículos automotor, que optar por pagar o IPVA 2021 à vista, novamente contará com desconto de 15%. Já para aqueles que optarem pelo parcelamento, a primeira parcela terá vencimento em 31 de janeiro. A prorrogação das condições especiais foi publicada em decreto nesta quinta-feira, dia 12 de novembro.
Carros de passeio e camionetas usados, por exemplo, vão permanecer com a alíquota de 3,5%. Para caminhão, ônibus e micro-ônibus o percentual será de 2%; e de 4,5% para carros de passeio com capacidade de até oito passageiros, que utilizem óleo diesel.
No caso dos veículos novos de revendedores localizados em Mato Grosso do Sul, a redução na base de cálculo continua de 50%.
A data limite para o pagamento à vista é 29 de janeiro, já o parcelamento poderá ser feito em até cinco vezes, com vencimentos em 29 de janeiro, 26 de fevereiro, 31 de março, 30 de abril e 31 de maio. Para o parcelamento, o valor mínimo tem que ser de R$ 30 para motos e R$ 55 para os demais automóveis.
Metade do valor arrecadado com o IPVA é destinado para os municípios. A outra fica com o Estado, que usa o dinheiro para obras e ações para melhorar a vida das pessoas.