Publicado em 15/01/2024 às 11:21,
A partir desta segunda-feira (15), o Instituto de Identificação começa a emitir a CIN (Carteira de Identidade Nacional). A 1ª emissão do novo RG é gratuita para toda a população.
O agendamento do serviço do RG é feito pelo site da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), clique aqui para acessar. Para aqueles que vão emitir a nova carteira de identidade pela 1ª vez devem selecionar a opção “Expedição de Documentos – Carteiras de Identidade – 1ª emissão”, isso para o sistema não gerar boleto. Porém, caso selecione a opção “2ª emissão” e o boleto de 4 Uferms (hoje, R$ 189,60) for gerado, a orientação é não fazer o pagamento.
Após selecionar a opção, você deverá escolher uma data para comparecer até o Posto de Atendimento em Sidrolândia que, até o fechamento desta matéria, tem vagas disponíveis a partir do dia 26 de janeiro. Depois de selecionar a data, basta inserir suas informações pessoais, finalizar o atendimento e comparecer na unidade na data agendada.
Para mais informações, basta comparecer no posto do instituto de identificação de Sidrolândia, localizado na Rua Distrito Federal esquina com a Rua Alagoas, Nº 545, Centro, das 7h30 às 11h e das 13h30 às 17h.
Quais as mudanças e vantagens do novo RG?
O documento impresso e digital foi pensado para substituir o antigo RG, e utiliza o CPF (Cadastro de Pessoas as Físicas) como número único de identificação e adota diversas tecnologias para sincronizar dados, ampliar a segurança e garantir autenticidade das informações.
Ao adotar o número do CPF como Registro Geral Nacional, a CIN acaba com a duplicidade na identificação do cidadão, reduzindo a possibilidade de fraudes. Um dos objetivos é que, apenas com o documento, o cidadão possa ter acesso a seus prontuários no SUS, benefícios como o Bolsa Família, registros no INSS, além de informações fiscais, tributárias e ligadas ao exercício de obrigações políticas, como o alistamento eleitoral e o voto.
O novo RG tem tecnologia com a sincronização do blockchain, uso de QR Code, integração com o Gov.Br e a segurança e privacidade na guarda dos dados. A CIN conta, ainda, com um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo utilizado em passaportes, o que a torna um documento de viagem para países do Mercosul.
Para além de um documento de identificação, a CIN conecta o ciclo de vida do cidadão desde seu nascimento ao óbito e interrompe a fragmentação de sistemas e informações divergentes, bem como o uso de múltiplos documentos para identificação nas relações do cidadão com o Estado e com o setor privado.
A CIN inova ao incluir tecnologias e elementos de segurança e garante a identificação por meio de um documento seguro em conformidade com padrões internacionais.
As carteiras de identidade antigas terão um prazo de 10 anos para serem trocadas.