Publicado em 04/12/2024 às 13:58,
O deputado estadual Coronel David (PL) apresentou quinze emendas aditivas ao LOA (Projeto da Lei Orçamentária Anual) de 2025, discutido e aprovado em sessão plenária da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), nesta quarta-feira (4). Com as alterações no projeto, o parlamentar busca direcionar recursos do orçamento estadual para aprimorar e expandir a infraestrutura de segurança e proteção social no estado, com ênfase em melhorias para as polícias Militar, Civil, Bombeiros, Polícia Penal e serviços socioeducativos.
As propostas de Coronel David têm como objetivo estruturar e modernizar as forças de segurança, além de atender a demandas locais e históricas das comunidades sul-mato-grossenses. Entre as emendas, destaca-se a construção de unidades policiais e de bombeiros em diversas regiões, além da aquisição de viaturas e equipamentos que potencializam o trabalho dos profissionais de segurança.
Uma das principais modificações é a construção do quartel do 9º Batalhão da Polícia Militar em Campo Grande, atendendo a uma antiga demanda da corporação para ampliar a presença policial na capital. Também foram propostas as construções dos quartéis do 1º e 10º Batalhões em Campo Grande e 12º Batalhão em São Gabriel do Oeste, reforçando a estrutura de segurança em áreas estratégicas do estado. Outra construção de unidade sugerida é o quartel do Batalhão da Polícia Rodoviária Estadual em Campo Grande, que auxiliará na fiscalização e segurança das rodovias estaduais.
Além das novas edificações, Coronel David propôs alterações no texto do projeto para a aquisição de viaturas e equipamentos para a Polícia Civil, Polícia Militar e Bombeiro Militar, fortalecendo o aparato de segurança necessário para um atendimento eficaz à população. O deputado também sugeriu investimentos na Polícia Penal, com a compra de viaturas e equipamentos para garantir a segurança e eficiência no sistema penitenciário.
Outro ponto importante das emendas é a criação do Instituto de Análises Laboratoriais Forenses e do Laboratório de Toxicologia Forense em Campo Grande. “Essa estrutura permitirá maior precisão nas investigações criminais e reduzirá a dependência do estado de outras localidades para exames forenses complexos”, explica David.
A proposta ainda contempla a ampliação da Academia de Tiro Adaptado em Campo Grande, focada no aperfeiçoamento técnico e capacitação contínua dos profissionais de segurança. Para reforçar o trabalho da SAS (Superintendência de Assistência Socioeducativa), foi incluída no orçamento estadual a destinação de material permanente e de consumo, visando qualificar o atendimento a adolescentes em conflito com a lei e promover a ressocialização dos internos nas Uneis (Unidades Educacionais de Internação).
Por fim, Coronel David propôs a construção de um quartel do Corpo de Bombeiros em Rio Verde de Mato Grosso, visando atender com rapidez os mais de 20 mil habitantes da cidade em situações de emergência e desastres.
As emendas apresentadas por Coronel David destacam-se por atenderem demandas reais das comunidades e das instituições de segurança, não apenas para a melhora nas condições de trabalho dos servidores públicos, mas também para o aumento da segurança e do bem-estar de toda a população sul-mato-grossense. “Em um momento em que a segurança pública é prioridade, reafirmo o meu compromisso em apoiar e fortalecer as instituições responsáveis pela proteção e ordem do estado”, disse o parlamentar.