Buscar

Conselho emite alerta sobre falta de medicamentos em Sidrolândia, Maracaju e várias cidades

Cb image default
Divulgação

Sidrolândia, Maracaju e várias cidades de MS devem enfrentar sérias dificuldades por causa da falta de medicamentos na Rede Pública. A maior parte das cidades de MS já está enfrentando uma baixa de medicamentos de ampla utilização, segundo o Cosems-MS (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de MS).

Segundo o Secretário de Saúde de Sidrolândia, Luiz Carlos Pitó, por enquanto, as Unidades de Saúde do Município estão abastecidas, porém, os fornecedores autorizados por meio de licitação, não estão realizando a entrega da medicação necessária.

Entre os principais medicamentos em falta no MS, estão na lista: ibuprofeno, limesulida, amoxicilina com clavulanato, losartana, dexametasona injetável e loratadina.

De acordo com o Cosems-MS, os principais motivos são licitações desertas e a interrupção do fornecimento por empresas licitadas, que alegam falta de matéria-prima. O problema também ocorre em cerca de 23 Estados.

“A dipirona monoidratada injetável, por exemplo, está em falta em vários hospitais, inclusive particulares. Há um risco iminente de desabastecimento nacional”, disse o presidente Cosems-MS, Rogério Leite.

O Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde) encaminhou um ofício ao Ministério, relatando a problemática e aponta a falta de três medicamentos específicos: Dipirona injetável, Ocitocina e Neostigmina em 23 Estados do Brasil.