Buscar

Com mais de mil infectados, Maracaju é a 4ª cidade com mais casos de dengue em MS

Cb image default

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) divulgou um boletim epidemiológico de dengue, onde Maracaju aparece como a quarta cidade com mais casos confirmados em MS.

De acordo com o boletim epidemiológico, Maracaju está com 1.110 casos confirmados, e com 2.962 casos prováveis, que são casos em investigação, casos confirmados e ignorados. Sidrolândia também aparece na lista, com 720 casos confirmados, sendo a 11ª cidade com mais casos.

Em Mato Grosso do Sul, os casos ultrapassaram a marca dos 30 mil pacientes, totalizando 32.155 casos confirmados desde o início do ano. Não houve aumento no número de óbitos, sendo que até agora já foram confirmadas 28 mortes por complicações da doença e outras 10 estão em investigação.

Prevenção

A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.

Roupas que diminuam a exposição da pele durante o dia (quando os mosquitos são mais ativos) proporcionam alguma proteção às picadas e podem ser uma das medidas adotadas, principalmente durante surtos. Repelentes e inseticidas também podem ser usados, seguindo as instruções do rótulo. Mosquiteiros proporcionam boa proteção para aqueles que dormem durante o dia, como bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos.