Publicado em 20/08/2021 às 16:03,

Com clima de deserto, calor pode chegar a 40ºC neste final de semana na região

Redação - Noticidade,
Cb image default
Foto: Noticidade 

Clima de deserto, baixa umidade relativa do ar e alta temperatura, o calor na região tem sido forte, aliado a rajadas de vento e queimadas típicas do mês de Agosto.

Em Sidrolândia e Maracaju, as temperaturas chegaram a 38ºC nesta sexta-feira (20) e a previsão é de mais calor neste final de semana. Uma grande massa de ar quente e seco continua atuando sobre Mato Grosso do Sul. De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) o tempo ficará estável, com tempo firme e sem probabilidade de chuvas.

As máximas deverão permanecer entre 35°C a 40°C durante a tarde, mesmo período em que os níveis de umidade atingem picos abaixo de 15%, assim como em desertos, considerado estado de alerta para a saúde, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Em Mato Grosso do Sul o sol predomina entre poucas nuvens, deixando os níveis de umidade relativa do ar bastante baixos no período da tarde favorecendo o surgimento de doenças respiratórias e focos de queimadas. A umidade relativa do ar continua em baixa e a previsão é de que atinja índice abaixo dos 20%, semelhante ao do deserto.

Mato Grosso do Sul foi quem mais registrou os piores índices de umidade do ar na quinta-feira. Entre as 20 piores marcas do dia do País, dez eram de municípios do Estado.

Corumbá, Costa Rica e Jardim registraram umidade de 12%. Coxim, Maracaju, Três Lagoas e Água Clara tiveram umidade do ar em 13%. Campo Grande, Cassilândia e Itaquiraí chegaram aos 14%.

De acordo com o Inmet, há previsão de chuva só na próxima sexta-feira dia 27 de Agosto.