Publicado em 12/05/2020 às 19:39,

Com ‘descuidos’ contra coronavírus, shoppings podem voltar a fechar em Campo Grande

Midiamax,
Cb image default
Fiscais em shopping de Campo Grande. Foto: Dayene Paz

O Prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD) alertou nesta terça-feira (12) para a possibilidade de voltar a fechar os shoppings da cidade caso os gestores continuem a flexibilizar as regras de biossegurança impostas para que os centros comerciais fossem reabertos com a pandemia do novo coronavírus, a Covid-19.

“Estamos apertando os shoppings porque está havendo sim uma flexibilização e ausência de fiscalização por parte deles. Não queremos tomar medidas rigorosas como o fechamento, mas podemos tomá-las sim, caso os gestores não cumpram as regras acordadas de biossegurança. Evitem que penalidades mais rigorosas sejam colocadas em prática”, alertou.

O prefeito comentou sobre os shoppings ao criticar a reabertura de salões de beleza e academias anunciada nesta segunda pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), antes mesmo de avisar ao menos o ministro da Saúde Nelson Teich. Mesmo que a decisão se dê por decreto presidencial, visto que o país enfrenta uma pandemia e que assuntos desta natureza deveriam ser conduzidos de forma conjunta.

“Aqui em Campo Grande nós já havíamos retomado as academias e salões de beleza. E, apesar de muitos torcerem para o aumento de casos, não teve, porque todos os gestores foram conscientes e estão seguindo à risca as regras de biossegurança”, destacou.

Em reportagem do Uol, de acordo com o governador da Califórnia, Gavin Newson, o surto do novo coronavírus no Estado norte-americano teve início em um salão de beleza com foco nos cuidados com as unhas.

Ele enfatizou ainda que, na época em que o vírus se espalhou, muitas medidas de proteção, como uso de máscaras e luvas e aumento da higienização das mãos, já estavam sendo aplicadas pelos profissionais. Entretanto o governador não deu detalhes sobre a transmissão e nem especificou o local onde o fato aconteceu.